Blog Dicas de Design Gráfico

Dicas para um portfólio melhor

10 Dicas para um portfólio melhor

Um portfólio bem feito abre muitas portas, enquanto um mais ou menos sem dúvidas prejudica sua probabilidade de sucesso. O seu portfólio é a única forma que um cliente tem de analisar o seu trabalho, por isso sempre apresente seus trabalhos de forma criativa e conquiste novos clientes.

1. Fotografe com carinho

Se você mesmo fotografa seus trabalhos para colocar no portfólio, faça a melhor foto possível. Da mesma forma que erros de ortografia estragam um texto, imagens ruins fazem com que o observador preste atenção apenas nos defeitos da foto.
 

2. Seja seletivo

Selecione cuidadosamente os trabalhos que coloca no portfólio. Um portfólio online precisa ter o mesmo ritmo de um portfólio físico: conte uma história e ordene seus projetos de modo que se complementem, nem que, para isso, precise remover um trabalho antigo.
 

3. Deixe-o fácil de atualizar

A facilidade de atualização é um dos aspectos mais importantes de um portfólio online. Não adianta ter o site mais bonito do mundo, se o conteúdo mais recente foi adicionado há cinco anos...
 

4. Dê personalidade

Se você tem dificuldade de realizar atualizações frequentes, não se preocupe em incluir apenas trabalhos finalizados. Deixe que as pessoas vejam no que esta trabalhando, ou o que fez nas últimas semanas. Só tome cuidado para que essas postagens não se transformem em um diário.
 

5. Tenha um propósito

Pense no objetivo do seu portfólio. Se quer receber feedbacks, mostre diferentes aplicações de um design e explique um pouco sobre o processo de criação. Isso encoraja os visitantes a opinar.
 

6. Agrade vários gostos

Nem sempre o trabalho de que o cliente mais gostou em seu portfólio será o seu favorito. Por isso, mostre também imagens de que não gosta muito. Sempre há uma chance de elas agradarem alguém.
 

7. Contextualize o trabalho

Um dos maiores desafios de um designer é encontrar a maneira certa de mostrar impressos na web. Versões digitais ajudam, mas a fotografia é a melhor forma de mostrar esse tipo de projeto. Exiba seus designs como idealiza que sejam vistos.
 

8. Promova o que acredita

Mostre apenas o tipo de trabalho que quer produzir. Seja seletivo, postando apenas o estilo que realmente acredita. Projetos pessoais, feitos do seu jeito, são uma ótima forma para melhorar o portfólio.
 

9. Arrume a área

Com o tempo, trabalhos vão se acumulando em seu portfólio, e organizá-lo acaba virando uma missão quase impossível. Uma solução para esse problema é ter um template versátil, combinando com um sistema conciso para nomear e descrever seus projetos. Quando terminar um trabalho, selecione apenas as melhores imagens dele para postar.
 

10. Tenha um blog

Um site com um blog regularmente atualizado pode fazer com que as pessoas voltem a visitá-lo. Dê uma missão a sim mesmo, como atualizar o blog todo o dia por 100 dias. Pode parecer difícil criar algo novo para postar a cada 24 horas, mas depois, você vai agradecer por ter feito isso. Afinal, terá 100 desenhos novos.

Fonte: Revista Computer Arts nº46, pag. 47

Posts Relacionados

  • O Guia do Designer para Escolher o Papel

    Confiram algumas dicas de como escolher o papel perfeito para seu próximo projeto.

  • Significado das cores

    O olho e cérebro humano vivência as cores fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Como resultado, as próprias cores têm significados. O simbolismo da cor é muitas vezes um acordo cultural e as opiniões sobre essas associações são variadas e as vezes contraditórias.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES