Blog Dicas de Design Gráfico

O Guia do Designer para Escolher o Papel

Seja intuitivo

O papel é a coisa mais palpável que você possui para comunicar o design e criar personalidade. É algo que se pode sentir e até mesmo cheirar, e tudo isso pode ajudar a amplificar sua mensagem.

Amostras

Tenha o máximo possível de amostras por perto. Apesar de, eventualmente, se perderem facilmente, são muito úteis para definir ideias. Afinal, nessas horas é muito útil poder analisar uma seleção de amostras e encontrar referências para o que se tem em mente.

Consulte sua gráfica

Peça dicas para sua gráfica com antecedência. Eles sabem o que funciona melhor e também querem que o trabalho fique bem feito. A gráfica pode indicar características de cada material (por exemplo, qual tipo de papel recebe melhor a tinta) e também pode recomendar materiais similares, porém mais baratos.

Pesquisa prévia

Pesquise antes de iniciar os trabalhos. Faça testes no estúdio e confira se o material funciona nos tamanhos e cores desejados. Às vezes, perceberá que uma pequena amostra pode ser bem diferene daquilo que se vê ao receber o trabalho em tamanho real

Convença seus clientes

Se deseja utilizar um tipo especial de papel, é melhor envolver o cliente desde o princípio. Se ele comprar a ideia, tudo será mais fácil e o processo, bem mais simples. Se a escolha do papel não for essencial, talvez esta seja a primeira coisa que o cliente irá recusar.

Construa relacionamentos

Conheça as companhias de papel e gráficas. Quando você está trabalhando para conciliar as necessidades e o orçamento dos seus clientes, ajuda ter bons contatos e saber se há papéis mais baratos, que podem ser mais indicados.

Boa escolha

Na perspectiva do cliente, o design não vai necessariamente mudar por ser feito em um papel mais barato. Portanto, se acredita que o cliente deve investir em um papel mais caro, você precisa ser claro sobre os benefícios disso.

Questões verdes

Diversas mensagens estão ligadas ao papel reciclado e questões verdes. A principal delas é a reciclagem dos resíduos de embalagens. As pessoas também se irritam ao ver o papel sendo utilizado em excesso ou sem razão, e isso pode refletir negativamente em seus clientes se as escolhas parecerem exuberantes.

Fonte: Revista Computer Arts Brasil, edição 54, pg. 65

Posts Relacionados

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES