Blog Dicas de Design Gráfico

10 dicas para freelancers

Conselhos de profissionais bem sucedidos para você abrir seu estúdio e se dar bem. Trabalhar por conta traz liberdade, mas também preocupações. Dez experts ajudam você a ter um plano para enfrentar o desafio.

yan-sorgi1. Seja Seletivo | Yan Sorgi

"Para quem escolhe trabalhar como freelancer, saber selecionar os melhores projetos é essencial, mesmo que para isso seja preciso dizer alguns 'não'. Precisamos ter consciência de qual é o volume de trabalho que somos capazes de assumir sem comprometer a qualidade e o prazo final do serviço. Mais importante do que a quantidade de trabalhos é a fidelização dos clientes."

oz-dean2. Planeje | Oz Dean

"Nunca entrei em pânico para conseguir um trabalho - levei mais de um mês até montar o meu portfólio. Fiz uma lista de pessoas para as quais queria trabalhar - não atingi toda a lista, mas construí uma boa base de clientes. Conforme o tempo passou, as pessoas começaram a falar de mim. Se você fizer esse planejamento, tudo será muito mais fácil. Por isso, não tenha pressa."

james-wigmall3. Não force a barra | James Wignall

"Não mergulhe de cabeça no negócio - trabalhe por alguns anos no mercado e construa seus contato. Apresente-se para os estúdios de  que gosta e vá a conferências de design - não force as coisas, apenas se apresente e converse com as pessoas. Não seja chato."

oisin-prendiville4. Contatos são cruciais | Oisín Prendiville

"Eu poderia apenas dizer para você entrar no Twitter. Mas quero dizer que, como freelancer, seus contatos são essenciais. Não digo isso apenas em termos de potenciais clientes, mas também com colegas do mercado. Você precisa se manter atualizado e ser notado. Twittar é um bom começo se você utilizar o programa para trocar ideias úteis. Comece seguindo as pessoas da sua área de interesse."


tathy-otero5. Um passo depois do outro | Tathy Otero

"Várias vezes aconteceu de eu estar trabalhando em um projeto e surgir alguma coisa nova para fazer com um prazo muito apertado. Tentava resolver tudo ao mesmo tempo e quase sempre acabava me desgastando muito. Passei a fazer um planejamento geral, definindo horários e prioridades no começo do dia. Assim consigo terminar uma tarefa e logo partir para outra sem ficar tentando me lembrar do próximo projeto que preciso entregar."


tom-lane6. Seja profissional | Tom Lane

"Seja profissional quando for lidar com os clientes, especialmente no contato inicial. Você não precisa ser muito formal, mas quando eles perguntarem o preço do trabalho, por exemplo, pense bem nisso e redija um contrato com termos específicos de pagamento. Os clientes que entortarem o nariz para isso provavelmente não valerão a pena. Sou uma pessoa bacana para se trabalhar, mas quanto o assunto é pagamento, estou sempre alerta. Esperar três meses para ser pago não é nada legal."


7. Motive-se | Raul Teodoro

"A oportunidade de experimentar coisas novas em um curto espaço de tempo é o que me motiva a trabalhar como freelancer. Poder desconstruir uma rotina e arriscar novos campos de atuação, como o das artes e o da experimentação, faz com que o freelancer desenvolva uma forma de trabalho que seja prazerosa e, ao mesmo tempo, construtiva. Ser freelancer é impor o seu estilo, é a libertação criativa tanto esperada, muito mais do que uma tendência e muito menos do que uma obrigação."


justin-maller8. Tenha calma | Justin Maller

"Não saia do seu emprego integral até ter certeza de que terá dinheiro suficiente para sobreviver. Se os freelances forem a sua principal fonte de renda, você precisará de trabalhos frequentes. Minha transição de empregado para freelancer ocorreu de forma orgânica. Na verdade o primeiro freelance que consegui foi escrever artigos para revistas. Também fiz trabalhos de design de graça, o que me deu uma oportunidade de participar de concorrências com clientes maiores."


francisco-martins9. Promova-se bem | Francisco Martins

"É fato que a maioria dos trabalhos como freelancer vieram de amigos que indicaram amigos e por aí vai. Mas boa parte dos meus freelas apareceram em resposta a minha autopromoção. Tento sempre vender o meu trabalho, ora tomando a iniciativa e propondo parcerias, ora arquitetando maneiras de buscar visitantes para o meu site. Um portfólio online é imprescindível para prospectar trabalhos. Hoje é muito fácil e barato possuir um domínio próprio, que vem somado ao e-mail personalizado. Isso formaliza a sua relação com os clientes e mostra que você investe e se preocupa em profissionalizar o trabalho."


10. Expanda sua rede de contatos | David Hunter

"Não tenho ideia do que farei. No momento estou trabalhando em uma capa de DVD e em algumas coisas para a minha banda. Acabei de começar a expandir a minha rede social de contatos, tanto a real quanto a virtual. Meu último emprego acabou comigo, então me tornar um freelancer será uma espécie de libertação."


Fonte: Revista Computer Arts Brasil, edição 28, pg. 62

Posts Relacionados

  • Significado das cores

    O olho e cérebro humano vivência as cores fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Como resultado, as próprias cores têm significados. O simbolismo da cor é muitas vezes um acordo cultural e as opiniões sobre essas associações são variadas e as vezes contraditórias.

  • Entrevista: Alexandre Wollner

    “A sua inteligência e o seu talento aproximam você das pessoas certas.” O designer Alexandre Wollner fez parte da construção da cena brasileira de design gráfico.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES