Blog Dicas de Design Gráfico

Guia da Impressão Tipográfica

Veja abaixo algumas dicas simples para designers que desejam trabalhar com impressão tipográfica.

Artesanal

A impressão tipográfica é realmente artesanal. Você usa prensas que não são mais fabricadas. Elas pertencem a uma época em que tudo era projetado em metal e exigia a presença de um operador exigente que conhecia muito bem a máquina.


Equipamentos Diferentes

Lembre-se de que cada impressora tipográfica não é igual. Afinal, foram feitas em outra época e cada oficina de impressão tipográfica possui peculiaridades, por isso, você deve checar se ela pode fazer exatamente o que pretende.


Qualidade Variável

Esse estilo de impressão é muito desafiador e depende de seu operador. Muitas pessoas possuem o equipamento, mas não produzem necessariamente trabalhos de boa qualidade; peça amostras antes de fechar negócio. A qualidade pode variar, já que algumas impressoras estão paradas há 40 anos.


Folha Macia

O tipo de papel para impressão tipográfica é diferente dos usuais. Papéis duros podem não evidenciar esse estilo de impressão. Uma boa dica é usar papéis macios e leves, com a textura em contraste com a impressão a ser colocada no papel.


Cores Spot

Use cores spot para impressão tipográfica, e não cores de processos, que é como a maioria das artes chega para as gráficas. Normalmente são usadas as mesmas cores spot de outras impressoras offset e, se você tiver um número Pantone, pode-se usá-lo para combinação de cores.


Evite Blocos

Não espere uma cobertura de tinta perfeita. A impressão tipográfica não se encaixa na criação de áreas sólidas.


Métodos Misturados

Combine diferentes métodos de impressão. A impressão tipográfica é ótima para estilo line art e tipografia – é o uso clássico desta impressão e o mais fácil de imprimir – então, pode ser positivo combinar impressão tipográfica com offset ou outros tipos se você precisa imprimir uma grande área ou uma fotografia, por exemplo.


Seja Flexível

Alguns designers ainda estão se familiarizando com a impressora tipográfica, mas, às vezes, certo tipo de arte não se encaixa muito bem naquele processo. Entretanto, muitos designers estão dispostos a trabalhar com este tipo de impressão. A equipe da sua gráfica pode ajudá-lo. Por isso, seja flexível e esteja aberto a alternativas.


Fonte: Revista Computer Arts Brasil, edição 55, pg. 65

Posts Relacionados

  • Fotografe impressos para seu portfólio

    Greig Anderson, diretor de criação do Effektive,  mostra como fotografar seus projetos impressos com fidelidade.

  • Como vencer o bloqueio criativo

    Ótimas estratégias para exterminar momentos de branco e abrir caminho para ideias brilhantes. Alimente seu cérebro com dica infalíveis e tenha sempre soluções criativas para seus trabalhos.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES