Blog Dicas de Design Gráfico

Como vencer o bloqueio criativo

Ótimas estratégias para exterminar momentos de branco e abrir caminho para ideias brilhantes. Alimente seu cérebro com dicas infalíveis e tenha sempre soluções criativas para seus trabalhos.

1. Mergulhe no subconsciente

Quando você está quase pegando no sono, as coisas mais estranhas e loucas aparecem em sua mente, pois seu subconsciente passa a dominá-la. Deixe um caderno perto da cama para anotar tudo o que "viu" durante a noite, antes que essas preciosas imagens escapem da sua memória para sempre.

2. Anote tudo

Liste suas principais ideias em colunas, escrevendo absolutamente tudo o que estiver em sua cabeça. Depois, você pode misturar o conteúdo das listas para criar combinações inusitadas.

3. Sempre leve um sketchbook

Nunca se sabe quando você vai ter uma grande ideia. Às vezes, a frase de um texto ou a letra de uma canção podem vir carregados de significados visuais. Por isso, esteja sempre com seu sketchbook para registrar essas coisas enquanto ainda estão frescas.

4. Dê um tempo

Briefings completamente livres são um prato cheio para o bicho-papão do bloqueio criativo. Às vezes, é bom parar tudo, fazer algo relaxante e depois voltar para o projeto de cabeça fresca.

5. Termine o que começou

Não existem ideias absolutamente ruins. No fim, o que mais importa é se você trabalhou de maneira criativa para tornar algo realidade, seja um conceito brilhante, seja uma idéia simples e simpática.

6. Alegre seu estúdio

Ideias não brotam em ambientes estéreis. Injete um pouco de cor e vida em seu estúdio, para não correr o risco de se ver trabalhando em um lugar parecido com uma clinica ou prisão.

7. Não siga as próprias pegadas

A inspiração não é algo que você pode ligar e desligar. Se ficar sempre tentando recriar o processo criativo daquele projeto que deu super certo, acabará se frustando, pois o resultado nunca será o mesmo.

8. Enxergue o inesperado

Cuidado para não se tornar cético demais.  Isso pode fazer com que descarte boas ideias apena porque, de início, pareciam inviáveis ou pouco práticas.

9. Mude a rotina

Faça algo que nunca fez. Novas ideias podem estar em qualquer lugar, e, frequentemente, esse qualquer lugar é onde você menos espera.

10. Expanda sua mente

Imagine que está andando pela floresta mágica da inspiração e vê um cogumelo grande e apetitoso. Pegue-o, use-o para preparar um prato delicioso, chame os amigos para comer e, se eles gostarem, volte à floresta e procure outro cogumelo.

11. Explore outras disciplinas

A inspiração está em todos os lugares. Além de ver o trabalho de outros profissionais, pesquise projetos de fotografia, moda, cinema...

12.Seja do contra

Tente abordar todos os briefings de um jeito diferente do que está sendo feito na área. Talvez você até decida seguir outro caminho no fim, mas isso pelo menos ajuda a evitar clichês.

13. Relaxe

Trabalhar em muitos projetos de uma vez pode drenar sua criatividade. Se estiver esgotado, pare tudo e reserve um tempo para si mesmo.

14. Valorize o trivial

As melhores ideias podem vir à tona enquanto você faz coisas mais triviais. Registre o que chamar sua atenção escrevendo, desenhando ou fotografando.

15. Não fique preso ao briefing

Em jobs pequenos, um briefing com menos informações pode ser bom para evitar influências forçadas. A solução que encontrar pode abrir os olhos do cliente para novas coisas.

16. Amplie seus horizontes

Mergulhe em novos tipos de arte e culturas, pelas quais não se interessaria normalmente, para encontrar fontes de inspiração inusitadas.

17. Experimente

Realize experimentos pessoais sempre que puder. Se não tiver energia suficiente para isso no final de um dia cansativo de trabalho, dedique um tempo a ele enquanto cria seus projetos comerciais.

18. Mude seu ponto de vista

Tente olhar para as coisas de um ângulo diferente. Coloque seus letterings (tipografia) de cabeça para baixo ou amasse seus esboços para criar formas diferentes.

19. Mude seu ambiente

Utilize ambientes de trabalho diferentes. Desenhe em casa ou no metrô, refina os esboços em seu estúdio e faça brainstorms em um bar.

20. Deixe para o dia seguinte

 
Se puder, tente não fazer tudo no mesmo dia. Pense em como vai abordar o projeto, vá dormir e coloque a mão na massa na manhã seguinte.  Isso ajuda a separar as ideias ruins das boas.

Fonte: Revista Computer Arts Brasil, nº46, pag.37

Posts Relacionados

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES