Blog Dicas de Design Gráfico

Perguntas para fazer à gráfica antes de enviar um projeto

Quais são as opções?

Pergunte qual processo de impressão é o melhor para você. A quantidade de cópias normalmente determina se o job será digital ou litografado, então descubra como ele pode ser impresso.

E o papel?

Você já pode saber qual tipo de papel quer, mas, se der à gráfica uma ideia do acabamento que deseja, ela pode dar conselhos sobre como a tinta ficaria e as opções mais sustentáveis e com melhor custo-benefício.

Em qual tamanho?

Se você puder ser flexível, vale a pena negociar o tamanho da peça. Uma diferença de milímetros pode permitir mais páginas por folha e proporcionar uma impressão mais econômica. A folga no orçamento pode até acabar pagando uma cor metálica.

Posso usar dobras ou formatos diferentes?

Sua gráfica também poderá dar conselhos sobre dobras ou facas diferenciadas. Algumas podem pedir que a arte já venha ajustada para permitir a dobra. Então deixe bem claro como você quer que a impressão fique e ela cuidará do resto.

Posso ter ligar a qualquer hora? Por favor!

Converse com a gráfica regularmente. Se houver qualquer problema, ela também deve entrar em contato com você. De qualquer forma, é sempre bom ligar e ouvir que tudo está correndo bem e que a entrega será feita no prazo. Ufa!

Preciso deixar espaço?

Se você está imprimindo uma brochura ou livro, pergunte se precisa deixar sangria. Quase sempre a resposta será afirmativa, então certifique-se de inseri-la antes de iniciar o trabalho. De 3mm a 5mm costuma ser suficiente.

Devo indicar as cores?

Gosto de indicar especificações do trabalho e as cores exatas que devem ser impressas, para não dar chance a erro. Crie um arquivo separado para essas informações (pode ser um anexo de e-mail), e certifique-se de que as instruções foram recebidas e entendidas perfeitamente.

Qual é o seu perfil?

 

Descubra se a gráfica usa algum perfil de cor específico para que nenhuma cor saia errada. Também vale a pena checar se a gráfica precisa que os arquivos das fontes usadas sejam enviados.

Posso ver uma prova?

Tudo pode acontecer quando um trabalho é impresso. Então, mesmo que seja apenas uma prova em PDF, peça para vê-la. O ideal é que você acompanhe a impressão, pelo menos das primeiras cópias, mas é difícil isso acontecer.

Quando você me entrega?

Pergunte ao cliente quando ele precisa da peça finalizada e onde quer que ela seja entregue. Assim, a gráfica poderá dizer se consegue ou não entregar o trabalho sem perder o prazo.

Fonte: Revista Computer Arts Brasil, nº. 50, pg. 73


Posts Relacionados

  • Desenvolvendo bom gosto no design

    O famoso monólogo de rádio de Ira Glass no programa de rádio This American Life em Nova York incentiva jovens criativos a ir além de suas divergências iniciais entre seu próprio trabalho e do trabalho que eles consideram ser "bom". Glass lembra que todos nós entramos na área do trabalho criativo, porque "temos bom gosto."

  • Como diminuir o tamanho dos arquivos do Adobe Illustrator

    Se você está achando que seus arquivos Adobe Illustrator estão ficando muito grandes no seu HD, existe uma forma fácil de diminuir o tamanho deles, confira.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES