Blog Joomla! e WordPress

Dicas Joomla

Como carregar um módulo dentro de um template ou extensão Joomla

As vezes carregar um módulo em uma posição no index do seu template não é versátil o suficiente para o que você está tentando fazer com seu layout. Veja como carregar módulos dentro do seu template ou em outras extensões.

Se no seu template você utiliza os arquivos de substituição, que ficam dentro da pasta html/com_content, insira o seguinte código entre as tags PHP:

  1. $document = JFactory::getDocument();
  2. $renderer = $document->loadRenderer('modules');
  3. $position = "POSICAODOMODULO";
  4. $options = array('style' => 'raw');
  5. echo $renderer->render($position, $options, null);

Por exemplo, se você quiser colocar o módulo de artigos relacionados logo abaixo do seu post, como nós fizemos neste blog, basta entrar no arquivo padrão da página (html/com_content/article/default.php), e logo após a chamada <?php echo $this->item->text; ?>, colocar o código acima. O Joomla irá entender que todos os módulos carregados na posição definida acima, serão carregados logo após o conteúdo principal do seu artigo ou post.

A mesma lógica funciona para carregar módulos dentro de outros módulos ou componentes. Primeiramente, localize a posição que você quer inserir o módulo, encontre o arquivo relacionado a exibição da extensão e cole o código acima. Se você não estiver acostumado em modificar os códigos padrões do Joomla, sempre faça uma cópia do arquivo que for editar. Um simples underline na cópia já é o suficiente para você  ter um backup caso tudo dê errado.

Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, fique a vontade utilizando a área comentários abaixo.

Posts Relacionados

  • 30 templates responsivos gratuitos para o WordPress

    Há tantos templates gratuitos que fica difícil saber por onde começar. Só de fazer uma pesquisa no Repositório de Templates WordPress para encontrar o template perfeito pode demorar uma eternidade. Confira esta coleção de templates responsivos - todos de graça - e muitos deles novos modelos que foram lançados nos últimos meses.

  • Como definir a imagem padrão no Joomla para links curtidos, compartilhados e comentados no Facebook

    É importante ter controle sobre as imagens que o Facebook define exibir referente a cada URL do seu site ou blog. Já vi várias vezes uma pessoa curtir um link e aparecer uma imagem de alguma outra parte da página que não tem nada a ver com o conteúdo principal. No Joomla é super fácil definir essas imagens, já que ele te permite escolher as imagens de introdução e principal de cada post.

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES