Blog Dicas de Web Design

Dreamweaver - Os segredos para você aproveitar melhor os softwares que usa.

Uma série de artigos que vão ajudar qualquer designer a ter mais tempo para ser criativo.

01 – Troque o editor

Pressione Ctrl/Cmd+U para abrir Preferences e deixe o Photoshop como o editor principal na seção File Types/Editors.

02 – Formate mais rápido

Quando for editar textos no Dreamweaver, circule pelos estilos de parágrafo selecionando o conteúdo e pressionando Ctrl/Cmd e um número de 0 a 6.

03 – Confira seus links

Certifique-se de que não há links ‘órfãos’ em seu site em Sites>CheckLinks>Sitewide. Na paleta Results, clique com o botão direito nos arquivos para checar páginas e links em separado. Você pode conferir Validation e Browser.

04 – Tenha controle sobre arquivos de suporte

Em Code View, clique com o botão direito em paths de arquivos locais e abra seus conteúdos no Dreamweaver. Isso é útil quando se trabalha em arquivos externos de CSS.

05 – Crie links rapidamente

Use a paleta Sites para criar links de páginas existentes no Dreamweaver. Selecione o texto que você deseja usar e segure Shift. Arraste e solte a seleção até o nome do arquivo.

06 – Crie snippets

Snippets são blocos de códigos – em HTML, JavaScript ou CSS. Para construir uma biblioteca, selecione trechos de códigos, clique com o botão direito e escolha Create New Snippet.

07 – Atualize e substitua

É possível mudar conteúdos, parâmetros e até tags de templates e sites com a propriedade Find and Replace. Dê Cmd/Ctrl+F e selecione Entire Current Local Site do menu Find In. Escolha o conteúdo ou o código a partir do drop-drown Search. Copie o drop-down Action e faça suas alterações.

08 – Edite CSSs rapidamente

Clique com o botão direito em um elemento na Tag Selector e um menu aparecerá. Utilize-o para adicionar classes de CSS ou parâmetros ID a objetos HTML.

09 – Comece de novo

Layouts criados no Dreamweaver podem ‘quebrar’ por razões difíceis de descobrir. Preserve seus atributos -body-, as definições de -head- e os estilos selecionando a tag -body- a partir do Tag Selector e pressionando Delete. Uma tela em branco aparecerá com todas as preferências de página intactas.

10 – Mova estilos

Para mover estilos, selecione-os em Code View, clique com o botão direito e escolha Move Styles. Será preciso escolher a folha de estilo na qual o código será adicionado.

11 – Redimensione imagens a jato

A integração do Dreamweaver com o Fireworks torna possível o redimensionamento dos elementos e dos objetos das páginas. Selecione uma imagem e arraste os quadrados de seleção. Quando a figura estiver do tamanho desejado, escolha Commands>OptimizeImage ou clique com o botão direito e selecione Optimize. A imagem será atualizada com a ferramenta do Fireworks e a versão otimizada será exibida no Dreamweaver.

Fonte: Revista Computer Arts Brasil, edição 21, pg. 45

Posts Relacionados

  • 5 ferramentas recentes de desenvolvimento Web que você deve conhecer

    Hoje, a internet está crescendo exponencialmente. Ela também está ficando mais complexa do que nunca. Precisamos de mais ferramentas que possam nos ajudar a livrar um pouco do peso de desenvolvimento de sites. Assim, neste post, reunimos um conjunto de ferramentas modernas que vão ajudar no desenvolvimento web.

  • Você deve contratar um Web Designer ou usar um construtor de sites?

    Construtores de sites são basicamente uma caixa de ferramentas mágica para pessoas que não são web designers. A questão agora é, você deve contratar um web designer para fazer o seu site ou simplesmente usar um construtor de sites e construí-lo você mesmo?

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES