Blog Dicas de Web Design

Realidade Virtual e Web Design

Realidade Virtual e Web Design

Com o rápido avanço tecnológico dos últimos anos, o que parecia ser um sonho distante está a cada dia mais próximo de tornar realidade e chegar nas mãos da massa. O dispositivo de realidade virtual Oculus Rift está previsto para ser lançado ano que vem (2015) para consumidores de todo mundo. A maioria das pessoas não sabem, mas o Facebook comprou a OculusVR no começo do ano por 2 bilhões de doláres. Essa é a primeira vez que o Facebook compra uma empresa de hardware. Mark Zuckeberg, fundador do FB, diz que essa tecnologia vai mudar o jeito com que as pessoas interagem uns com as outras e eu tenho certeza que isso também mudará a forma com que as pessoas acessam conteúdo na internet.

Além do Oculus Rift, existem outros produtos similares como o Project Morpheus da Sony, o Durovis Dive, que utiliza o seu smartphone como uma tela e recentemente o Google também mostrou interesse nessa nova mídia, lançando o Google Carboard, um projeto que você pode montar seu próprio dispositivo de realidade virtual em casa. O Google disponibilizou gratuitamente o projeto, caso tenha interesse,clique na imagem abaixo.

google carboard

Se você ainda não sabe o que é realidade virtual e como funciona, hoje é praticamente como se você estivesse usando uma mascara de mergulhador e dentro dessa mascará existe uma tela LCD de alta resolução e uma lente esférica que ajusta a imagem para tomar todo o seu campo de visão. Além de você se sentir dentro da imagem sendo projetada, tudo é em 3D e você também  pode visualizar ao seu redor como se realmente estivesse em um ambiente.

As gigantes da internet obviamente estão interessadas nessa técnologia, o que significa que para nós web designers, as coisas vão ficar bem mais complicadas. A barreira entre você e a tela irá desaparecer e você navegará a internet como se realmente estivesse indo a algum lugar. Que tal olhar dentro de um carro antes de ir a concessionária, assistir aulas na sua sala, visitar lugares distantes sem sair de casa, fazer compras dentro de uma loja realmente virtual? Essas são algumas das milhares de posibilidades que a realidade virtual trará à internet e nós web designers precisamos estar atentos a essas mudanças e começarmos a pensar em como vamos resolver os problemas que virão.

Meu Google Cardboard

meu google carboard

Veja abaixo um vídeo do comediante americano Dave Chappelle, sobre como seria a internet na vida real (não achei legendado, sorry!).

 

O que vocês acham, realidade virtual realmente vai ser algo que as pessoas vão querer utilizar ou é apenas uma modinha atual? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Posts Relacionados

  • 11 Lindos exemplos de imagens sendo utilizadas em Web Design

    Imagens adicionam muita personalidade e emoção a um projeto, além de serem uma ótima maneira de atrair a atenção do espectador. Saber como usar imagens em web design é uma arte. E é por isso que hoje temos alguns sites inspiradores que aproveitam como poucos de imagens em seu layout. Da apresentação de um produto à comunicação de uma ideia ou emoção, imagens são uma ótima maneira de se conectar com seu público. De abordagens minimalistas à conceitos ousados, aqui você vai encontrar muita inspiração para seu próximo projeto.

  • Bloggers: 6 Passos para a fórmula perfeita de desenvolver seu SEO

    Com as mudanças no algoritmo de busca do Google do ano passado, se tornou ainda mais difícil acertar a forma correta de criar artigos e posts para serem bem ranquiados. Neste post vamos explorar 6 passos para a forma correta de otimizar seus posts para motores de buscas.

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES