Blog Dicas de Web Design

Flash - Os segredos para você aproveitar melhor os softwares que usa.

Uma série de artigos que vão ajudar qualquer designer a ter mais tempo para ser criativo.

01 – Crie um documento mestre

Se você está trabalhando em uma campanha online há algumas semanas, compile um documento mestre do Flash com estilos de animações. É possível incluir estilos na linha de tempo para colocar no texto ou em transições.

02 – Reutilize em vez de reconstruir

Já que os Symbols do Flash possuem nomes diferentes você não terá problema para copiá-los a partir da biblioteca de um FLA para a de outro.

03 – Não corte; arraste

Quando se precisa mover uma animação com keyframes de um lugar da linha do tempo para outro, simplesmente clique no primeiro keyframe e arraste-o até o próximo. Depois, selecione o primeiro keyframe e coloque a animação aonde quiser.

04– Peça ajuda do Illustrator

Os storyboards criados no Illustrator podem ser de grande ajuda para um web designer. Copie-os do Illustrator e cole-os no seu documento.

05 – Evite o lag

Cuidado ao criar animações de calibre hollywoodiano, que utilizam toda a capacidade da sua máquina. Alterne as animações em vez de permitir que todas comecem ao mesmo tempo. Quando elas estão distribuídas, haverá menos lag no fim da animação, mesmo que a sua máquina não seja tão poderosa.

06 – Confira o Publish Settings

O Publish Settings pode ficar bem bagunçado quando se move arquivos FLA ou se envia arquivos para outro usuário trabalhar em cima. Por exemplo, se ele estiver procurando um arquivo do Flash a partir do seu desktop, ele não encontrará nada quando o FLA for enviado a outra pessoa.

07 – Desenvolva cenários com duplicações

Se você só tem tempo de criar poucos Symbols gráficos, duplique MovieClips existentes e use efeitos de cor e filtros do Flash para dar a eles uma aparência mais customizada.

08 – Confira MovieClips em tempo real

Quando se adiciona um MovieClip à linha de tempo, você não pode prevê-lo na própria linha. Resolva esse problema na biblioteca do Flash – clique no botão “i” e mude Symbol Properties para ‘Graphic’.

09 – Transporte de conteúdo

Mantenha um pen drive contendo trechos de ActionScripts úteis. Adquira o hábito de levá-los para as suas reuniões com clientes.

10 – Facilite o gerenciamento de dados

Quando você importa um arquivo e ele já existe com o mesmo nome em uma biblioteca, uma caixa de diálogo perguntará se você deseja substituir os arquivos. Tire vantagem disso quando for atualizar arquivos de imagem. Melhor do que importá-los e inseri-los em um MovieClip, substitua as imagens nomeando-as como os arquivos originais da biblioteca.

11 – Conheça o Script

Confira sempre a versão do ActionScript utilizado nos arquivos que você irá compartilhar. Nem todos os usuários possuem a versão mais atual.

Fonte: Revista Computer Arts Brasil, edição 21, pg. 44

Posts Relacionados

  • Designers e Copywriting: Por que escrever seu próprio conteúdo ajuda

    Designers tendem a surtar quando ouvem a palavra "escrever". Isso não é o meu trabalho, alguma outra pessoa vai ser paga para fazer isso né? Bem, nem sempre. Às vezes, o redator é você - ou, talvez, se não for, deveria ser.

  • O que é jQuery Mobile

    jQuery Mobile é um framework que tem como mantra “escrever menos, fazer mais”. Ao invés de programar aplicativos exclusivamente para celulares ou computadores de mesa, o framework jQuery Mobile te ajuda desenvolver UM website ou aplicativo responsivo que funcionará em qualquer plataforma.

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES