Blog Dicas de Web Design

Um designer organizado ganha tempo e poupa aborrecimentos.

Bagunça e confusão não andam de mãos dadas com trabalhos de qualidade. O designer Dan Rose explica por que você deve sempre criar arquivos organizados.

Você já notou como web designers são desorganizados? Não? Então, para ter uma idéia do problema, pense em um desenvolvedor que precisa lidar com um arquivo com 30 camadas, todas sem nome, e com cinco fontes que ele não tem em sua máquina. Quem ensinou web designers a esnobar qualquer resquício de organização em seu processo criativo?

Talvez seja o modo como fazemos os trabalhos: experimentamos uma coisa aqui, outra ali, sem nos comprometermos com nada. Deve ser por causa do nosso “artista interior”, que joga tintas na tela aleatoriamente, porque isso é brilhante e tal. Uma nova forma aqui, uma caixa de texto do tamanho da Austrália ali... ou pode ser um reflexo do estilo de vida relaxado dos freelancers.

De qualquer maneira, gostaria de deixar claro que não quero ofender os web designers, já que sou um. Contudo, várias vezes me pego sendo preguiçoso no Photoshop; só que fico com vergonha de jogar na mão do desenvolvedor um monte de arquivos desorganizados e com nomes confusos. Claro, o cliente não vai perceber que eu fui desleixado, já que esse tipo de descaso não afeta o resultado final dos meus projetos. Acho que muitos designers também pensam assim.

Então por que diabos os desenvolvedores implicam tanto com arquivos desorganizados? Bom, eu acho que dá para entender: quando você é um especialista contratado para fazer uma tarefa, deve ser chato perder tempo para desbravar uma selva de estilos de camadas que nem foram usados só para chegar ao ponto de partida do trabalho. O design pode ser o mais bonito e funcional do universo, mas, se não estiver apresentado de forma prática, um tempo valiosos da etapa de desenvolvimento será desperdiçado, o que impactará no orçamento do projeto. Isso sem falar no vai e vem de perguntas e respostas entre designer e desenvolvedor, o que pode ser evitado com um arquivo organizado.

A função do designer é organizar idéias e conteúdos de forma eficaz para criar uma experiência clara e atraente. Para isso, é preciso que os PSDs, PNGs, HTMLs e CSSs que passam pelos desenvolvedores desfrutem dessas mesmas qualidades. Além de evitar confusões, isso garante que a idéia do designer seja traduzida com o máximo de precisão.

Uma solução para isso é ser mais exigente consigo mesmo e com a sua equipe. Muita gente acha que organizar arquivos é perda de tempo, quando, na verdade, é exatamente o oposto. Se nos propusermos a usar pastas no Fireworks e a deixar tudo em um só PSD, em vez de 12 (cada um deles com “final” ou “mais recente” no nome), pouparemos um pobre ser humano do sofrimento de colocar ordem em algo que ele nem criou.

Você deve estar se perguntando qual é o benefício direto de tudo isso para você. Bom, com certeza os desenvolvedores irão respeitá-lo mais se receberem arquivos limpos e fáceis de entender, mesmo que seus designs não forem obras-primas. Além disso, desde que comecei a organizar meu painel Layers, comecei a prestar mais atenção nos detalhes dos meus projetos.

Qualquer profissional pode melhorar o modo como trabalha, independentemente da área de atuação. Afinal, você pode não saber se estará fazendo a mesma coisa daqui a dez anos, as pode ter certeza de que, pelo menos, será uma pessoa mais organizada.

Fonte: Revista Computer Arts Brasil, nº51, pag.34

Posts Relacionados

  • Flat design, parallax scrolling e design móvel responsivo. Previsões para o web design moderno

    A indústria de web design e design gráfico está em rápida expansão, no entanto, a cada ano que passa, novas surpresas surgem nas técnicas de desenvolvimento. Embora, temos observado muitas tendências desaparecer e re-surgir nos últimos anos, podemos fazer algumas previsões sobre tendências modernas de web design que eventualmente vão capturar a indústria do design no futuro.

  • Como habilitar Box Sizing no Internet Explorer 7 e abaixo

    Box Sizing com a opção border- box, permite-nos manter a largura e altura de um elemento, independentemente do tamanho do preenchimento e espessura de borda. Isso faz com que a medição e definição de tamanho de um elemento seja mais fácil. No entanto, CSS3 Box Sizing não funciona no Internet Explorer 7 ( IE7) e versões anteriores. Se o seu site deve suportar o IE7 (por qualquer motivo) e ao mesmo tempo preservar CSS3 Box Sizing, você pode utilizar o seguinte truque.

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES