Blog Dicas de Web Design

Como redirecionar domínio

Como redirecionar seu website para um novo domínio mantendo o ranking de suas URLs

No momento em que você decide mudar de domínio, seja por questões estratégicas, mudança de marca ou simplesmente porque encontrou um nome mais interessante para o tipo de conteúdo que você publica, é muito importante pensar em como você irá redirecionar as pessoas do seu site antigo para o novo site.

Cada URL do seu site possui um ranking de acordo com a relevancia do conteúdo naquela página. Se no seu site atual você vende muito um determinado produto, ou você tem um post no seu blog que te dá milhares de acessos, é importante redirecionar esse trafêgo para o novo site para que não haja uma queda em seus rendimentos.

Se o site no novo domínio for o mesmo que o antigo, mantendo toda a estrutura de links, existe uma forma simples de fazer esse redirecionamento, e ao mesmo tempo, falar para os motores de busca (Google, Bing, Yahoo!) que você mudou de domínio, mantendo o ranking de cada URL. Veja os exemplos abaixo:

Ex.: http://site-antigo.com.br/produtos/oculos.html > http://site-novo.com.br/produtos/oculos.html
       http://blog-antigo.com/eclipse-solar-2014/ > http://blog-novo.com/eclipse-solar-2014/

A forma recomendada de redirecionar é utilizando o 301 Redirect, que diz aos motores de busca que a pagina X agora é a página Y. Os motores de busca comparam o conteúdo de uma página com a outra para certificar se realmente essas páginas possuem a mesma informação. Se por acaso você quiser burlar ele para redirecionar para uma outra página totalmente diferente, você poderá perder seu ranking na URL antiga e na nova.

Existe um redirecionamento que você pode fazer no painel de controle de sua hospedagem que redireciona todas as páginas do site antigo para a página principal do novo site. Essa forma pode parecer útil e muitas pessoas a utilizam, mas para o usuário navegando, isso costuma ser um incomodo e pode leva-lo a sair do seu site e procurar a informação/produto em outro lugar.

Caso você seja um desenvolvedor ou web designer, você poderá utilizar o seguinte código no seu arquivo .htacess no site antigo para redirecionar-lo para o novo domínio, matendo a estrutura de links:

  1. # Redirecionar site para novo domínio
  2. RewriteEngine On
  3. #Regra de redirecionamento
  4. RewriteRule ^(.*)$ http://site-novo.com.br/$1 [R=301,L]

Se a estrutura do seu site mudou completamente, o processo fica um pouco mais complicado, pois terá que criar diversas regras de redirecionamento ou uma para cada URL do seu site. Sendo esse o caso e você não tem como redirecionar todas suas URLs, pelo menos redirecione as mais importantes com o seguinte código no arquivo .htacess:

*A regra abaixo esta sendo utilizada neste site, pois fiz um upgrade no meu CMS e mudei um pouco a estrutura de navegação e também recadastrei esse post bem depois de muitos outros, por isso a diferença nos números de referência do artigo(53 - 71).

  1. RewriteEngine On
  2. Redirect 301 /blog/53-como-postar-imagens-no-facebook-sem-perder-a-qualidade.html /blog/redes-sociais/71-como-postar-imagens-no-facebook-sem-perder-a-qualidade

ou em um caso mais complexo que o meu:

  1. RewriteEngine On
  2. Redirect 301 /produtos/oculos-de-sol.html /produtos/categoria/oculos/oculos-de-sol

*Entre um caminho e outro tem apenas um espaço.

O Google recomenda que você mantenha o domínio antigo por 180 dias para que todas suas URLs possam ser redirecionadas e indexadas por ele. Faça testes antes de efetuar as mudanças finais e sempre tenha uma cópia de qualquer arquivo que for editar, especialmente o .htacess.

Qualquer dúvida sobre como redirecionar seu website antigo para um novo domínio, ou se você tiver uma dica para completar o post, deixe-as nos comentários abaixo.

Posts Relacionados

  • Um designer organizado ganha tempo e poupa aborrecimentos.

    Bagunça e confusão não andam de mãos dadas com trabalhos de qualidade. O designer Dan Rose explica por que você deve sempre criar arquivos organizados.

  • Como detectar se o dispositivo é móvel (portátil) ou não utilizando PHP

    Se você está desenvolvendo um website responsivo ou um website que terá um template que funcionará com dispositivos móveis, em algum momento você vai precisar detectar se o site esta sendo acessado por um computador normal, ou um dispositivo portátil. Claro que você pode fazer a maioria das funções utilizando apenas Media Queries no CSS, mas caso queira carregar scripts apenas se o dispositivo for ou não móvel, vai precisar de uma outra forma de detectar isso, saiba como.

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES