Blog Dicas de Web Design

Internet - Antes, agora e depois

Flat design, parallax scrolling e design móvel responsivo. Previsões para o web design moderno

A indústria de web design e design gráfico está em rápida expansão, no entanto, a cada ano que passa, novas surpresas surgem nas técnicas de desenvolvimento. Prevemos muitas tendências emergentes no mundo do web design, com mais foco sendo dado a criação de projetos menos complexos e mais sofisticados.

Embora, temos observado muitas tendências desaparecer e re-surgir nos últimos anos, podemos fazer algumas previsões sobre tendências modernas de web design que eventualmente vão capturar a indústria do design no futuro.

1 . Evolução do Design Plano (Flat Design)

flat design

Já se foi os dias em que as empresas queriam seus logotipos e ícones aparecendo pulando em seus sites para atrair a atenção do usuário. Os dispositivos portáteis estão sendo mais e mais adotados para navegar a internet, e os designers estão interessados na construção de elementos de design que aparecem bem em telas planas. Mesmo que o web design plano seja atualmente o elemento mais procurado em web design, a indústria de design raramente permanece estagnada. A cada ano que passa os usuários vão começar a ter uma expectativa maior do design plano. Progresso constante no desenvolvimento do design plano, significa que projetos com camadas podem ser mais prevalentes no futuro. No entanto, o design plano em sua forma mais básica está aqui para ficar por um tempo.

2 . Responsivo assumirá dispositivos móveis

responsive mobile web design

O ano de 2015 está previsto para testemunhar o uso da internet móvel ultrapassar os laptops convencionais e desktops. Até agora, esse desafio está sendo combatido pelas empresas tendo um site móvel específico. No entanto, um site móvel, juntamente com um website normal significa manter duas campanhas on-line separadas. As futuras atualizações do Google não parecem ter em mente espaço para dois sites separados. Tempo é dinheiro e o futuro é desenvolver sites que economizam tempo ao criar projetos significativos que não são apenas impressionantes, mas também cumprem seu objetivo de criar uma presença online.

3 . Mais rolagem e menos cliques

parallax scrolling

Sites que possuem dezenas de páginas que oferecem serviços e produtos já não são tão populares. Não são somente chatos, mas as vezes eles são a razão pela qual seus usuários abandonam o seu site e não voltam nunca mais. No futuro, a rolagem vai ser mais popular do que clicar, pois os usuários podem querer ver tudo que você oferece em uma única página ao invés de visualizar cada página do seu site. Embora, um site de multiplas páginas parece ter mais poder no SEO (Otimização para motores de busca), a evolução do design provavelmente trará layouts mais focados no fornecimento de conteúdo na forma de um website de uma única página, pois os smartphones fez as pessoas se apaixonarem por rolagem.

Falando de rolagem : Como podemos esquecer de Parallax Scrolling?

Quando mencionamos a importância da rolagem, não podemos debilitar a popularidade de Parallax Scrolling. Um bom web design é aquele que é lembrado e falado. Uma das tendências mais refrescantes a surgir na indústria de web design é o parallax scrolling. Muitas marcas de sucesso já passaram para o layout com parallax scrolling devido ao fator 'wow' que é acrescentado ao seu website. Perfeito para a incorporação de contar histórias em seu site, ele é usado para mostrar objetos ou fundos que se movem em velocidades diferentes, de forma a criar um efeito visual impressionante para os usuários. Muitas marcas de sucesso como KitKat e Oakley fizeram projetos web fascinantes com a ajuda de parallax scrolling, tornando-se um elemento moderno favorito no web design.

4 . Incorporação de vídeos em HTML5

html5 video

Por vídeos não queremos dizer anúncios de vídeo promocionais, mas vídeos em HTML5, que podem ser executados no fundo de suas páginas. Como o nosso cérebro processa informações visuais mais rapidamente do que outras formas de informação, esta técnica de design pode destacar seus pontos fortes e os seus principais serviços, fazendo um impacto em questão de segundos. Há muitos métodos pelos quais os vídeos podem ser inseridos em páginas HTML e muitas marcas já incluíram esse elemento em seu web design.

5 . Menos é e será mais

less-is-more

Surpreendentemente, com a evolução de uma série de elementos de design e tecnologias de desenvolvimento, a necessidade de elaboração de um projeto minimalista e direto ao ponto é sempre o principal motivo de um designer. A filosofia Keep it Simple, Stupid (Mantenha ele Simples, Estúpido) pode parecer rude, mas faz maravilhas para um web design de longa vida. Com tantos designers produzindo sites com métodos de concepção inovador e moderno, os usuários irão eventualmente preferir um projeto web que tenha imagens grandes com pedaços de conteúdo, para não sobrecarregar os usuários com um monte de informações e imagens. Um site não deve ser uma mixtura de elementos completamentes diferentes organizado de forma bizarra (Frankenstein).

O futuro não pode ser previsto. No entanto, as tendências e os desenvolvimentos atuais podem nos fazer prever os resultados. A velocidade na qual o desenvolvimento web está expandindo nos mantém antecipando idéias de design mais criativas e excepcionais que vêm a existir no futuro.

Fonte: WDL

Posts Relacionados

  • Flash - Os segredos para você aproveitar melhor os softwares que usa.

    Uma série de artigos que vão ajudar qualquer designer a ter mais tempo para ser criativo.

  • Realidade Virtual e Web Design

    Com o rápido avanço tecnológico dos últimos anos, o que parecia ser um sonho distante está a cada dia mais próximo de tornar realidade e chegar nas mãos da massa. O dispositivo de realidade virtual Oculus Rift está previsto para ser lançado ano que vem (2015) para consumidores de todo mundo. Mark Zuckeberg, fundador do Facebook, diz que essa tecnologia vai mudar o jeito com que as pessoas interagem uns com as outras e eu tenho certeza que isso também mudará a forma com que as pessoas acessam conteúdo na internet.

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES